terça-feira, 25 de agosto de 2009

CONSTANTINOPLA: CENTRO COMERCIAL DA IDADE MÉDIA







A eficiência administrativa e a posição geogrrafica de constantinopla, cercada de água e por uma elevada muralh que protegia de ataques,são apontadas como as razões que levaram á escolha da cidade para sediar a nova capital do imperio romano oriental.



Em importância e desenvolvimento, constantinopla logo superou Roma e trasformou-se no centro comercial e urbano da Europa.Comerciantes originados de diversas localidades chegavam a emprender meses de viagem para ter acesso a variedade de produtos comercializados na regiao.As feiras expunham mercadorias europeias ,indianas,chinesas,árabes etc.caravanas e frotas vindasde regiões distantes despejam suas mercadoras nas alfândegas,nos depositos e nas oficinas da capital.



A diversificada econimia bizantina abrangia atividade agriculas,comerciais e manifaturas.Em troca da prestação de serviçoes militares a aristocracia recebia do imperio grandes extençoes de terras despropriadas grande número de camponeses e pequenes posseiros.Foi somente no seculo X que o governo de bizancio tomou medidas no sentido de impedir que os senhores continuassem a apropiar-se das terras das camadas empobrecidas.



A Indústria e o comércio foram atividades muito lucrativa para bizancio.Constantinopla centralizava grande parte das atividades comerciais no periodo medieval.O comercio bizantino era muito superior ao do ocidente .O governo exercia forte controle sobre atividades,principalmente sobre o comércio e a industria.Os mercadores lidavam sobretudo com produtos de luxo especiarias ,joias e objetos de arte.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O IMPERIO BIZZANTINO E SUA CULTURA


O IMPERIO BIZZANTINO E SUA CULTURA





A origen do império Bizatino está ligada às mudanças ocorridas no centro do poder adminustrativo do império Romano , a partir de meados do século III . Naquele momento , o governo de Roma, experimentou uma série de transformações que desencadearam uma uma crise de alcance polìtico, econômico e social que abalou profundamente suas estruturas.As perturbações levaram o imperio Constantino a transferir, no ano de 330,sua capital para a cidade de Bizâncio (ou constantinopla,como ficou conheçida), na parte oriental do império, menos atingida pela crise.











No ano de 395, o imperador teodósio decidiu pela divisão politica dos territórios sob seu governo. O império Romano do Ocidente tinha a capital de Milão (posteriormente transferida para Ravena), e o Império Romano do Oriente tinha a capital em constantinopla. No Ocidente , o processo de ruralização fragmentou a região em diversosreinos bárbaros;no Oriente ,consolidou-se a civilização bizzantina . As diferenças entre as duas regiões tornaram-se cada vez mais evidentes.Enquanto,na Europa Ocidental,o poder político estava nas mãos dos senhores feudais,no mundo bizantino,o imperador mantinha o poder centralizado.











O Império bizantino englobava a grécia, o egito e outras regiões de cultura helenpistica.Por essa razão, o helenismo predominou em constantinopla e o grego transformou-se em lingua oficial. A miscigenação cultural greco-romana exerceu forte influençia no Oriente. Estreitamente ligada à fé cristã,a cultura bizantina valorizava os estudos de literatura difundido nas várias escolas e bibliotecas construidas na cidade.

domingo, 23 de agosto de 2009

Igreja Ortodoxa Russa e o Papa bento XVI




"A igreja ortodoxa Russa (IOR) vê no novo papa bento XVI um interlocutor que pode tornar Possível o início de 'uma nova etapa' nas relações bilaterais,Capaz de superar as asperezas que impediram a visita de joão paulo 2 á Rússia.[...]


O representante da IOR revelou que o tom das conversas com o novo papa, que substituil joão paulo 2, foi 'positivo' e louvou a 'altura' intelectual em termos teologicos do novo pontífice.


'Nossa conversa sugere que bento XVI está disposto a fazer tudo para garantir a solução de nossos problemas no menor tempo possível e evitar que surjam outros', acresentou.[...]


O papa compartilhou a necessidade de ambas as igrejas cooperarem para defender os valores cristãos na Europa, assim como sustentou em seu discurso ecumênico.


No entanto ,a possível visita de bento XVI á russia não chegou a ser abordada, por ser considerada por ambas as pares algo ainda 'prematuro'.


O patriarca da IOR, Alexis 2, descartou nesta semana a possibilidade de uma visita de bento XVI a Russia sem que sejam solucionados antes os problemas que afetam as relações entre ambos desde pontificado anterior.[...]


Alexis2 aludiu ao 'proselitismo agressivo' que, segundo ele ,a igreja catolica pratica em territorio russo e de outros países eslavos,a expansão em direção ao leste europeu da igreja catolica em rito oriental(nascida em 1595) e a situação desigual de católicos e ortodoxos no oeste da ucrânia.


Estes assuntos impediram a esparada visita á Rússia de joão paulo 2, que foi convidado pelo presidente russo,vladimir putin,e por seu antecessor,Boris Yeltsin.[...]


Apesar das 'desavenças' e de bento XVI 'ter acabado de ser eleito' pontifice ,alexis 2 acha que o Rótulo de 'conservador' augura uma boa sintonia em assunto de moral religiosa.


'Acho que poderemos encontrar tarefas e objetivos comuns.O papa romano se manisfestou radicalmente contra o casamento homossexual e o sacerdócio feminino',assinalou.[...]"






Tirada do livro História das cavernas ao terceiro milenio